quarta-feira, 19 de setembro de 2018

OS PELADÕES DO MANGUEIRA



Após depararmos com essa fotografia em nossos arquivos, e ainda pegando a rapinha do tacho no ano das comemorações do centenário de fundação e glória do Mangueira F.C., iremos lembrar mais uma vez daquelas famosas PELADAS de vôlei que aconteciam na década de setenta, quase todas as tardes e noites em sua quadra, tendo como protagonistas Adil Pimenta, Quirino e companhia. Como também podemos observar na imagem, vez ou outra nossa eterna campeã do vôlei Helenize Freitas, comparecia pra dar aquela canja à rapaziada e aos ávidos assistentes.

Falando em assistentes, era somente perceber que os holofotes da quadra estariam acesos para que uma pequena plateia, já posicionada na sinuca do Cida, descesse em direção à galeria do clube e assim pudesse se divertir com as confusões armadas por eles. Raríssimas vezes em que uma partida terminava em paz! Bola, então, duvidosa próxima a linha era um deus no acuda. Já vi partida terminar sem que soubéssemos até hoje se a bola havia caído dentro ou fora.

Uma apostinha simbólica, geralmente casada nas mãos de algum assistente, sempre acontecia, sendo que, não muito raro, em função das rotineiras discussões, serem devolvidas os seus respectivos donos antes mesmo que a partida terminasse e que houvesse vencedores.

Por sinal, as brincadeiras quase sempre terminavam pela metade e em meio a um tumulto generalizado, que muitas vezes se estendia até à Coronel José Dutra. Na verdade, uma grande FESTA entre amigos, que com certeza ali estariam no outro dia pra recomeçar tudo de novo.

Assim tão bem descreveu Silvio Almeida:

                                       "PELADAS

Os melhores momentos do vôlei eram nas chamadas ‘peladas’, que aconteciam principalmente nas férias de verão e sempre depois das 4h da tarde. Adil encerrava seu turno no consultório e ia direto para a quadra, onde os outros já o esperavam.

Eram momentos de amizade, de pura diversão e descontração, mais ainda pela presença do Sô Osmar, com quem a turma gostava de implicar.
Aí está ele, M
auro Girardi, Adil Pimenta, Silvio Almeida, Paulinho Barbosa, Heloisio Rodrigues, Toniquinho Marcelos, Téo Atherino Jr. (do Rio), Helinho Cunha e Ricardo Medina.

Isso já foi por volta de 1974, pouco antes da partida do Paulinho.”

Crônica: Serjão Missiaggia com texto de Sílvio Almeida
Foto     : Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BRIGADU, GENTE!

BRIGADU, GENTE!
VOLTEM SEMPRE, ESTAMOS ESPERANDO... NO MURINHO DO ADIL