quarta-feira, 6 de maio de 2015

NOSSAS TRADIÇÕES


Agradecendo, primeiramente, ao convite para a reunião na Câmara dos Vereadores na qual seria discutido o controvertido assunto sobre o DIA DE FUNDAÇÃO DO MUNICIPIO, gostaria de expressar meu modesto parecer.

Antes de qualquer coisa, não podemos esquecer que esses trabalhos de pesquisas realizados recentemente sobre o início de nosso município foram feitos por pessoas altamente capazes e bem-intencionadas.  Polêmica à parte, acredito que, na verdade, quem mais ganhou com tudo isso, foi a própria história de nossa terra. Todo trabalho de pesquisa sério, feito por pessoas sérias, havendo impasse ou não, serão sempre relevantes, pois toda e qualquer informação irá acrescentar e enriquecer ainda mais a nossa história. Para isso existem os livros, eternos guardiões do passado, que nas prateleiras estarão, com seus preciosos conteúdos, aguardando nossos futuros pesquisadores.

Mas, sou um amante das TRADIÇÕES, independente das conclusões.                         Pessoalmente, jamais abriria mão de nosso DEZESSEIS DE MAIO. Aquele mesmo dezesseis de maio que, por tantos anos, belos e inesquecíveis momentos nos trouxe.

E, por falar em tradição, vida longa ao badalar dos sinos com a bela queima de fogos na chegada em cortejo de nosso padroeiro à igreja. Das ruas limpas com suas calçadas em toda sua totalidade de meios fios pintados a cal, nos preparativos de mais uma semana do município e sua exposição agropecuária. Do barulho das fanfarras pelas ruas da garbosa, das bandas de música, dos inesquecíveis desfiles militares e escolares e de tantos outros atos cívicos e festejos espalhados pela cidade.

Fica apenas o lamento de não sermos mais despertados pelas famosas alvoradas musicais, que sempre aconteciam naquelas gélidas madrugadas de dezesseis de maio.

Enfim, vida longa às TRADIÇÕES de um povo!

Crônica: Serjão Missiaggia
Foto     : Face do Hélio Roberto Barroso Silva

6 comentários:

  1. Eu tive a honra e o prazer de desfilar com essa fanfarra por anos. Era empolgante. Tudo muito bem ensaiado, a cidade parava para ver a fanfarra passar..era lindo!!Guardo na lembrança e no coração!!

    ResponderExcluir
  2. Pois é Terezinha . E NÓS tivemos a honra e o privilégio de poder bater para que você e toda aquela galera maravilhosa que na época assim com nós da fanfarra HONRAVAM O NOME DO NOSSO COLÉGIO. ISSO NÃO É PUXAR SACO. ISSO É RELEMBRAR BONS OU ÓTIMOS ANOS DE NOSSAS VIDAS. Anos em que nós dávamos tudo de nós em uma competição saudável contra os outros colégios. o que INFELIZMENTE NÃO ACONTECE MAIS . Um abraço. MAZOLA .

    ResponderExcluir
  3. Estou ali atrás do Zezinho Leão! Adorava essa fanfarra!

    ResponderExcluir
  4. Meninos, qual a data dessa foto? qual ano?

    ResponderExcluir
  5. Essa fanfarra aí foi maravilhosa, mas faço questão ,no momento , de lembrar outras que vieram antes desta. Muitas outras... Empolgantes também.
    Também sou pela tradição : fiquemos com o 16 de maio

    ResponderExcluir
  6. Ninguém duvida do nosso 16 de maio! Com razão e emoção . Edna

    ResponderExcluir

BRIGADU, GENTE!

BRIGADU, GENTE!
VOLTEM SEMPRE, ESTAMOS ESPERANDO... NO MURINHO DO ADIL