sexta-feira, 24 de julho de 2009

HISTÓRIAS INACREDITÁVEIS NAS QUAIS NÓS MESMOS CUSTAMOS A ACREDITAR


A B O M B A - Capítulo 1
Roteiro Original - Serjão Missiaggia / Adaptação - Jorge Marin
É sabido que, desde os tempos imemoriais, pessoas se reúnem em torno de fogueiras, para as mais diversas finalidades: para conversar, contar casos de fantasmas, tocar viola e cantar, ou simplesmente para se aquecer do frio. As fogueiras foram utilizadas como forma de comunicação, como ocorreu no nascimento de São João Batista, fato que é celebrado nas festas juninas. Mas o que pouca gente sabe, é a realização da fogueira russa. Esta modalidade de fogueira foi criada justamente pelos elementos do Pytomba para desafiar o medo, provar a masculinidade, ou sei lá que outro motivo louco. Mas, o que é a fogueira russa? É nesta definição que começa a nossa nova aventura.
Trata-se, na verdade, de uma pequena e verdadeira história, que teve início no terreiro da casa de Silvio Heleno Picorone, na beirada do córrego, entre 1972 e 1974. Na época, Renatinho, Serjão, Sílvio Heleno e Dalminho, praticavam um tipo de brincadeira infantil (segundo eles): jogar balas de revólver na fogueira!
A loucura era feita, simplesmente, para escutar o estampido dos projetis e adivinhar para que lado eles iriam. Não é preciso nem dizer, pois basta contar o número de seguidores, que os rapazes sempre tiveram muito sorte, já que nenhuma daquelas balas foi em direção a eles.
Este ato de pura irresponsabilidade não teria a princípio nenhuma utilidade, mas acabou por engendrar, naqueles cérebros vazios, uma certeza e uma nova obsessão: A CONSTRUÇÃO DE UMA PEQUENA BOMBA.
Antes de prosseguir, vamos fazer algumas considerações técnicas para aqueles que não entendem de construção de bombas. Quem já sabe como fazê-las, pode passar diretamente para o parágrafo seguinte. A unidade de energia usada para avaliar o poder de uma bomba de hidrogênio é o megaton de TNT, que equivale à força de um milhão de toneladas de dinamite. E o que são tons? Como todo músico sabe, tons são intervalos entre duas notas que se sucedem diatonicamente. Ora, como as melodias são compostas de vários tons e notas, temos, de acordo com as pesquisas pytombenses efetuadas na época, aquilo que é uma das maiores contribuições do grupo para a Física moderna (ainda não escrutinada pelo comitê do Prêmio Nobel): a Bomba de Megamelodias, muito mais poderosa que a constituída apenas por Megatons, além de muito mais harmônica.
Após algumas reuniões secretas, ficou decidido que o projeto em questão iria se chamar “XB3/4”. Outra decisão, também crucial, foi que a experiência sísmica seria realizada em três diferentes versões, em dias, locais e horas ainda a definir.
A primeira versão seria uma bomba de médio efeito caseiro, na característica solo. A potência escolhida foi a de três Melodias que, na escala pytombense, correspondia a três Megatons.
A segunda bomba, também de médio efeito caseiro e potência de três Melodias, apenas se diferenciaria da primeira por ter características subaquáticas.
Finalmente, a terceira bomba seria um pouco mais violenta e consistiria numa bomba de efeito quarteirão, também com característica solo, porém com 36 Melodias.
Para que os leigos possam entender, na prática, a relação bélico-musical, basta informar que cada melodia correspondia a 1 tom, e 1 tom a uma trouxinha de foguete.
Após uma longa deliberação, ficou também decidido que, por questões de segurança, estaria descartada a possibilidade de se fazer alguma detonação tipo pavio. Foi, portanto, aclamado por unanimidade, o sistema elétrico de detonação “APF 220”, também conhecido como: Ativação por Filamentos em 220 Volts.
Finalmente, foram fixados o local do teste, a data e o horário da detonação: para a primeira versão, o local do teste seria a entrada da oficina do Sílvio Heleno, em frente à antiga Estação Rodoviária, o dia marcado seria o próximo domingo, e o horário, 18 horas e 30 minutos.
E agora? O que poderá ocorrer? Qual será o efeito da explosão na paisagem sanjoanense? Qual será o reflexo de uma explosão de tal magnitude na vida da, até então, pacata cidade? E o movimento da rodoviária? E a reação das autoridades?
As respostas explosivas para estas perguntas, envolvidas em fumaça, pólvora e clarões, estarão no próximo capítulo de A Bomba, aqui no blog, que, com ajuda de todos, continua bombando!

3 comentários:

  1. Aguardo ansiosa as respostas explosivas, envolvidas em fumaças, pólvoras e clarões.
    abraço para os Pitombas

    ResponderExcluir
  2. Nesta nova foto do churrasco gostaria urgentemente que me tirassem uma duvida:
    Por acaso, o Marcio, foi atingido por estilhaços da BOMBA?????
    Coitado!!!!

    ResponderExcluir
  3. Tem coisa que fica marcado na memória da gente. Uma foi quando estava no banheiro do ginásio e escutei um estrondo que mais parecia o estouro de varios foguetes juntos. Quando saí do banheiro um monte de gente estava nas janelas do ginásio comentando que tinha dado uma explosão no posto de gasolina. Mais tarde é que ficamos sabendo que tinha vindo da casa do Silvio Heleno Patetão.
    Acho que agora vou finalmente ficar sabendo os detalhes como que aconteceu esta historia.

    Paulo Sampa

    ResponderExcluir

BRIGADU, GENTE!

BRIGADU, GENTE!
VOLTEM SEMPRE, ESTAMOS ESPERANDO... NO MURINHO DO ADIL