sexta-feira, 7 de setembro de 2018

A RECEITA INFALÍVEL PARA A INFELICIDADE



Passei a semana revisando os arquivos do Blog. Estamos organizando nossas postagens de forma que, ao atingirmos nosso décimo aniversário, o que ocorrerá, se Deus quiser, no ano que que vem, tenhamos dez volumes com tudo o que foi escrito e publicado aqui.

Ao ler, e me emocionar, com as lembranças de manifestações dos leitores que ajudam a escrever o Blog, um fato me chama a atenção: a MAIORIA das pessoas acredita, ou fantasia, com os BONS TEMPOS.

E o que seriam estes bons tempos? A julgar pelas publicações, é a nossa época de crianças até, no máximo, nossa juventude. Não há registros de que o tempo atual seja bom.

Há um certo desespero, principalmente entre os mais velhos, de que esse tempo tenha sido desperdiçado e que mesmo aqueles que supostamente “venceram” na vida, não sejam completamente felizes. Aliás, a maioria das pessoas com as quais convivemos parecem “conformadas”, o que equivale a uma infelicidade suportada.

Então, uma questão MUITO IMPORTANTE é: como nos tornamos assim infelizes? Haveria uma “fórmula para a infelicidade” que, se desobedecida, pudesse nos fazer felizes? Pelo menos na maior parte do tempo?

Não parece provável, mas uma coisa é certa: o que nos tem feito, A TODOS NÓS, bem insatisfeitos, e até mesmo com uma sensação de derrota, é a comparação entre nossas expectativas e o que realmente conseguimos.

Daí esse nosso apego enorme ao passado, época em que AINDA não éramos infelizes e tínhamos a possibilidade de realizar TODOS os nossos sonhos.

Então, pode parecer confuso, mas quem quiser ser infeliz pode seguir uma receita INFALÍVEL: basta acreditar que poderia ter realizado todos os seus sonhos. É isso.

O que vocês farão com essa informação eu não sei. Eu, com certeza, pretendo continuar sonhando. E achando que vai dar certo. Ou errado.

Crônica: Jorge Marin

2 comentários:

BRIGADU, GENTE!

BRIGADU, GENTE!
VOLTEM SEMPRE, ESTAMOS ESPERANDO... NO MURINHO DO ADIL