sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

TURISMO EM SÃO JOÃO???


Hoje, gostaria de falar de TURISMO EM SÃO JOÃO NEPOMUCENO.

Há poucos anos, citamos no Blog, e reproduzimos no Face, uma matéria sobre pequenas cidades francesas que utilizavam seus históricos calçamentos em pedras como cartão postal para atrair turistas. Na época, várias pessoas encheram nosso Face de kkkk’s, com comentários do tipo: “desde quando São João é cidade turística”, ou “quem é que quer vir pra este fim de mundo?”.

Eu e o Serjão ficamos um pouco tristes com os comentários, mas deixamos registrados, pois nossa política sempre é: “ainda que não concordemos com o que você diz, defendemos até a morte o seu direito de dizê-lo”.

Hoje, lendo, por acaso, um relatório na Internet sobre a distribuição de ICMS critério Turismo para os municípios mineiros, percebemos o quanto esse pensamento autodepreciativo pode nos custar. Quem se interessar pelo assunto, está no endereço http://www.turismo.mg.gov.br/images/stories/icmsturistico/indices-definitivos-turismo.pdf.

Resumindo: temos, desde 2009, a lei estadual nº 18.030, que destina recursos do ICMS estadual para municípios que se enquadrarem no quesito “turismo”. Para receber recursos, o município precisa destinar uma parte do orçamento para investimento em turismo.

Aí vocês vão dizer: ah, mas só os grandes centros turísticos vão receber ICMS, certo? Errado! Entre os municípios que receberão ICMS Turismo 2017, estão algumas cidades “coleguinhas” nossas, como: Bicas, Rio Novo, Coronel Pacheco e Goianá. E nós, vamos receber quanto? ZERO!

Peraí, mas para receber algum dinheiro do turismo, teríamos que estar incluídos em algum circuito turístico! Acontece que nós estamos: no “Caminhos Verdes de Minas”.

Então, por que não recebemos incentivos fiscais provenientes do turismo? Bom, aí eu não sei, pois temos até uma Secretaria de Turismo, um calendário de eventos (o próprio Carnaval, hoje tão sem rumo, se bem administrado, pode voltar a atrair turistas), belíssimas paisagens e centros de compras. O futuro Parque Estadual Fortaleza Santana, em fase de planejamento, pode também representar um enorme potencial ao ecoturismo, na forma como hoje existe em Ibitipoca.

Mas, a primeira coisa a fazer, antes de qualquer investimento, antes de qualquer ação do poder público, é cada um de nós acreditar, ou melhor, ter certeza de que nascemos numa cidade maravilhosa, linda, aconchegante, capaz de receber e encantar muita gente. E, por que não, lucrarmos um bom dinheirinho com isso!

Crônica: Jorge Marin

2 comentários:

  1. Muito legal esse comentário! Iclusive nós recebíamos turistas de todos os lugares do Brasil a tempos atras por causa de nosso carnaval. A cidade era perfeita pra receber, tínhamos o melhor carnaval da redondeza e o mais importante "segurança ". Sem falar na melhor Exposição Agropecuária. Isso falando só desses eventos , imaginem então nossas cachoeiras , nossas malharias e tantas outras coisas legais , mas infelizmente nem hotéis tem na cidade. Já pensaram num hotel fazenda? Nossa !!!! São João é tudo de bom só falta o povo acreditar e a classe política ajudar . Amo São João !!!!!!!! Cléa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por comentar, Cléa. Sabe aquela história que as nossas mães nos diziam "só quando você me perder, é que vai dar valor"? Parece que, ao sair de São João para viver em outras cidades é que nos damos conta da beleza e do potencial da nossa terrinha.

      Excluir

BRIGADU, GENTE!

BRIGADU, GENTE!
VOLTEM SEMPRE, ESTAMOS ESPERANDO... NO MURINHO DO ADIL