sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

FALANDO DE POLÍTICA NO BLOG


Um questionamento frequente nos é feito aqui no Blog: mas, vocês não falam de política?

Sanjoanenses, conhecemos bem o fuzuê que é a disputa política em nossa terrinha. Imagino, com um certo exagero, que as discussões travadas na Rua do Sarmento possam se assemelhar àquelas vivenciadas pelos gregos, em suas cidades-estado no início da democracia.

O que leva a essa comparação, romântica ou delirante (não sei bem qual das duas) é o fato de nós, da mesma forma que aqueles atenienses antigos, nos conhecermos uns aos outros.

Mas, até aí morreu o Neves. Mas deixou o neto, dirão uns maldosos. O fato é que a política sempre foi um embate entre quem quer continuar mandando e quem não está mais disposto a obedecer.

Até agora.

Com a  chegada do Facebook, os partidários das pessoas que estão no poder não apenas querem que a situação permaneça exatamente como está como também esperam que os opositores do poder reconheçam que os seus desejos pessoais são malignos, fruto de alguma ideologia alienígena.

Por exemplo, se quem está no poder é um partido de esquerda, seus opositores dirão que eles são marxistas, comunistas ou terroristas.

Se o governo for de direita, então irão dizer que se trata de nazistas, fanáticos ou militaristas.

Sempre uma coisa ou outra. Sempre uma no lugar da outra.

E, enquanto brigamos uns com os outros, quadrilhas bem organizadas vão nos roubando: a qualidade de vida, a dignidade, a decência e até a nossa vivência de democracia.

E a famosa frase de César e Napoleão "dividir para governar" recebe uma leitura pós-moderna: "imbecilizar para roubar".

Crônica: Jorge Marin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BRIGADU, GENTE!

BRIGADU, GENTE!
VOLTEM SEMPRE, ESTAMOS ESPERANDO... NO MURINHO DO ADIL